A partir deste mês, o agendamento dos procedimentos de castração de felinos no Centro de Controle de Zoonoses (CCEC), que acontece todo dia 20, poderá ser feito on-line, através de um sistema desenvolvido pela Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), lançado oficialmente nesta quinta-feira (16) pelo prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad.
O sistema dará maior transparência ao serviço e comodidade aos usuários, que poderão fazer o agendamento de qualquer local, utilizando um dispositivo com acesso a internet.
Durante a solenidade, o prefeito Marquinhos Trad destacou que o sistema que está sendo implantado em Campo Grande é o primeiro do País a prestar este serviço à população e protetores da causa animal, acabando com as longas filas e espera nas ligações telefônicas.
“É um sistema que servirá de modelo para outros municípios e que, por sua vez, atende e dá mais autonomia ao cidadão e facilita o acesso ao serviço”, disse.
Para o diretor-presidente da Agetec, Paulo Fernando Garcia Cardoso, o sistema tem a proposta de tornar o serviço acessível à toda a população de maneira rápida e intuitiva e, consequentemente, contribuindo na transparência a cerca dos procedimentos realizados.
“Construímos uma plataforma ouvindo os servidores e os usuários sobre as suas necessidade e isso fez com que obtivéssemos uma ferramenta completa de gestão, além de pioneira neste nível de envolvimento, imersão e troca de informação otimizando o tempo das pessoas. Agora, quem precisa dos serviços de castração de felinos do CCZ poderá consultar a disponibilidade de vagas, realizar o agendamento e acompanhar a solicitação através do seu computador ou smartphone. “, complementa.
O secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, reforça que a ferramenta representa um avanço que facilitará o acesso e trará mais comodidade ao usuário.
“Esperamos que essa ferramenta contemple a necessidade dos usuários e que traga mais conforto e que as pessoas não precisem mais chegar de madrugada no CCZ para agendar como acontecia antigamente”, enfatiza.
A alternativa ao agendamento presencial era uma reivindicação antiga dos tutores que buscam por uma das 600 vagas de castração de felinos que são disponibilizadas todo dia 20 de cada mês pelo CCZ.
Participaram da solenidade de lançamento do sistema a coordenadora do CCZ, Iara Domingo, a superintende de Vigilância em Saúde, Veruska Lahdo, vereadores Francisco Veterinário e Enfermeiro Fritz, demais coordenadores e supervisores da Sesau.
Como funciona ?
O cadastro no site é fácil e intuitivo. Basta o munícipe preencher corretamente os dados de endereço, e-mail e número do documento. Para os animais, as informações são de sexo, idade e peso. Através da senha, o cidadão pode escolher uma das datas disponíveis e acessar conforme a necessidade.
Para as ONG’s, previamente cadastradas, são 10 vagas como já acontecia antes. Para os protetores, são disponibilizadas duas vagas e para a população, uma vaga por CPF. As campanhas, que acontecerão mensalmente, serão abertas todo dia 20 de cada mês e o número de vagas será flutuante, considerando os feriados e finais de semana.