A pista do Aeroporto Regional Francisco Pereira de Matos completas três anos interditada para obras, nesta quarta-feira (01) e, segue sem um prazo específico para voltar a operacionalizar voos. Próximo ao "aniversário", o Dourados News mostrou que, apesar do 9º BEC (Batalhão de Engenharia e Construção), responsável pela obra sinalizar que a pista está "100% operável", ainda existem trâmites relacionados a vistoria e documentação para ocorrerem.
Durante uma visita técnica na sexta-feira (26), o coronel Bartolomeu Herbert Bezerra de Mello, do 3º Grupamento de Engenharia, disse que a pista está "completa", inclusive com a pintura e sinalização já conclusas e, agora, é aguardada uma documentação de uma empresa terceirizada para dar andamento a uma posterior homologação junto aos órgãos competentes como o Cindacta (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) e a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Ela destacou a existência de um Notam (Aviso aos Aeronavegantes) sobre interrupção de serviços vigente até o fim de junho e diz que não há intenção de prorrogação deste documento.
Em um balanço disponibilizado ao Dourados News, o 9° BEC detalhou os serviços concretizados no período. Entre eles estão a elaboração dos projetos básicos e executivos do canteiro de obras e da Pista de Pouso e Decolagem (PPD), fresagem da PPD, serviços de terraplenagem, pavimentação da PPD, lançamento de grama em placa e realização de hidrossemeadura.
Também foram realizados os seguintes trabalhos de engenharia: sistema de balizamento da PPD; novo sistema de drenagem do aeroporto; instalações das subestações de entrada e de auxílios; cerca operacional do aeroporto; e ramal que liga o novo sistema instalado no aeroporto à antiga Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e Tráfego Aéreo (EPTA), construção do novo pátio de aeronaves, ampliação da PPD em 400 m, instalação dos Equipamentos de Auxílio à Navegação, pintura da PPD, Taxiway "A" e antigo pátio de aeronaves;
No local, ainda estão em execução os serviços de pavimentação do restante da Taxiway "B", pavimentação da Taxiway "C", construção da via operacional do aeroporto, o que conforme os responsáveis não são impeditivos no quesito de uso da pista.
O Dourados News questionou o prefeito Alan Guedes sobre a expectativa para liberação da pista do Aeroporto e o chefe do Executivo disse que não iria mais cravar prazos.
"Aguardar a entrega, nós não vamos cravar prazo mais, porque toda vez que foi dado prazo em relação a entrega pelo Exército ele foi frustrado por alguma razão que não vem ao caso. Eu não estou fazendo juízo de valores dobre a frustração do prazo, mas não foram cumpridos. Agora sabemos que a obra está em um estágio muito pronta já", citou ao complementar após a parte documental necessária ser encaminhada pelo 9° BEC e, após o mesmo sinalizar que a etapa primeira etapa está pronta, a gestão vai proceder a homologação.
Foto interna: Exército diz que pista está 'operável' e aguarda a documentação para que o local seja liberado - Foto: Fabiana Oliveira/Dourados News
Fonte: DOURADOS NEWS https://www.douradosnews.com.br/