Terminada a obra de drenagem de 1,6 km e o recapeamento do trecho entre as ruas Ana Luiza de Souza e Eva Perón, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), segue agora para a pavimentação da Rua dos Gonçalves. Com o objetivo de criar mais uma opção de acesso asfaltado à Avenida Guaicurus e acabar com as inundações da avenida nos dias de chuva forte na região.
A Rua dos Gonçalves começa na Rua da Divisão, principal caminho para quem segue da região do Los Angeles no sentido da Avenida Manoel da Costa Lima, passando pelo Bairro Parati. Com a pavimentação, cria-se uma nova opção e com isso haverá melhorias no trânsito na Rua da Divisão, nos horários de pico. A Rua Eva Perón, já asfaltada, faz a ligação dessa via com o Bairro Pioneiros, Jardim Morenão, Roselândia, Monte Alegre e Porto Galo.
Ao visitar a obra no início de agosto deste ano, a prefeita Adriane Lopes, comemorou em poder estar atendendo uma reivindicação dos moradores dos bairros da região. “Quando chove, toda essa água que escoa do Bairro Pioneiros corre sobre ela, causando vários transtornos, sendo sempre necessário o serviço de cascalhamento posteriormente. Agora, com a drenagem e a pavimentação, todos esses problemas serão sanados definitivamente”.
Depois que terminar o asfaltamento da rua, será iniciada a construção dos 2.850m² de calçadas, que será concebida com a preocupação quanto a acessibilidade: terá piso tátil e rampas para o acesso das pessoas que andam em cadeira de rodas.
A obra vai acabar com uma situação que era comum em tempos de chuva forte na região: a interdição da pista da Avenida Guaicurus no sentido da Avenida Gury Marques/Rua da Divisão. Quando isso ocorria por causa da água e sujeira acumulada, muitos motoristas se arriscavam fazendo o percurso passando por cima do canteiro que divide as duas vias da Guaicurus.
Segundo a presidente da Associação dos Moradores do Jardim Botafogo, Jucilene Sorrilha, os moradores não têm nem palavras para agradecer a Prefeitura pela obra, que segundo ela, já começa a mudar o cenário social e econômico da região. “Vai ser importante também para o desenvolvimento do comércio e a logística, com a criação de novo acesso para a Avenida Guaicurus, já está havendo movimentação dos próprios moradores que querem montar comércio na Rua dos Gonçalves”, disse Jucilene.
Dono de uma oficina de radiadores próximo à Avenida Guaicurus há 9 anos, Nilton Bento dos Santos, de 54 anos, relembrou do temporal que ocorreu em janeiro deste ano, provocando estragos em várias regiões da Capital. O empresário teve sua loja inundada na época. “Quando montei a empresa aqui ficava uns 50 centímetros acima da rua, mas com o entulho e a sujeira trazida pela água da chuva ficou praticamente no mesmo nível e a água entrava na loja. Agora eu estou despreocupado e muito satisfeito com as melhorias que estamos recebendo. Agora é só alegria”, comemorou Nilton.
A moradora há 10 anos na esquina da Rua dos Gonçalves com a Rua Elvis Preslei, Luciene Conceição da Silva, também ficou contente com esse investimento da Prefeitura. “Vai ficar ótimo, eu já tive a minha casa invadida pela água da chuva. Essa obra representa também tranquilidade de vida para os pais, pois em muitos momentos flagrei crianças brincando na enxurrada que descia da Rua Ana Luiza de Souza”, contou.
O secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Domingos Sahib Neto, diz que esse investimento é vital para a região e vai acabar com os danos causados pelas chuvas fortes e trazer melhoria e qualidade de vida aos moradores. “O grande volume de água a leva detritos da Rua dos Gonçalves para a Avenida Guaicurus. Drenar a rua vai mudar esse quadro e melhorar muito as condições da região. Além disso, com a pavimentação vai haver também uma substantiva melhora para o tráfego de veículos por aquela região, sobretudo com o prolongamento do asfalto até a Avenida Guaicurus”.